Petróleo: nenhuma fonte de energia tem a importância geopolítica do petróleo, já que este produto constitui a base da economia produtiva mundial – ademais pode ser transportado para qualquer parte do mundo com relativa facilidade.
Vantagens competitivas do Petróleo
Pense bem, o país que detém e controla reservas petrolíferas, além de manter uma estrutura adequada de refinação, tem vantagens competitivas sobre sectores vitais da economia interna (como os transportes e a produção de electricidade) e da indústria, pela participação no comércio internacional e pela exportação directa deste óleo, o petróleo, e dos seus derivados – já que além de gerar combustíveis como a gasolina, o óleo diesel e querosene de aviação, o petróleo é também a base de diversos produtos industrializados, que vão da parafina e da nafta petroquímica aos tecidos e plásticos.
Petróleo de relance
O petróleo é formado a partir da decomposição da matéria orgânica ao longo do tempo e encontra-se nos poros de determinadas camadas sedimentares conhecidas como “rochas reservatório”. Trata-se, portanto, de um energético não renovável, – o que aumenta a importância da descoberta de novos campos produtores ou de novas regiões produtoras.
O Brasil, produtor número dois Sul Americano
O Brasil, que é simplesmente o segundo maior produtor de petróleo na América do Sul, vive em constante crescimento no sector. No fim dos anos 1970 este país produzia, em média, 200 mil barris de petróleo por dia. Em 2009, alcançou a marca de dois milhões de barris diários.
É obra! Tal crescimento da produção no período referido teve muito que ver com grandes descobertas marítimas de petróleo e de gás na Bacia de Campos (que começou com a descoberta do campo de Garoupa (RJ), em 1974), que incitou a procura em águas cada vez mais profundas. Nos anos oitenta e noventa, foram descobertos, naquela bacia, campos imensamente grandes.
A Petrobras, uma empresa integrada de energia nos seguintes sectores de exploração e produção, refinação, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia eléctrica, gás-química e biocombustíveis, no primeiro semestre de 2008, anunciou a descoberta de um campo de petróleo no Pré-sal (abaixo de uma camada geológica de dois quilómetros de espessura de sal) na Bacia de Santos. O potencial dessa descoberta, e das seguintes, na região do Pré-sal colocou o Brasil no mesmo nível de reserva dos grandes produtores mundiais.
A Petrobras
O planeamento estratégico da Petrobras está a prever uma produção total, no Brasil e no exterior, de 3,993 milhões de barris de óleo equivalente (boe – somatório da produção de petróleo e de gás natural) em 2015 e 6,418 milhões de boe, por dia, em 2020.
A fim de conseguir aguentar com tamanho sucesso, a Petrobras tem vindo a modernizar seu parque de refinação para elevar a sua capacidade de processamento de petróleo pesado e de produção de derivados que ainda precisam ser importados.
Comentar