A revolução industrial colocou a extração de carvão num dos tipos de extração mineira mais importante. A maioria das máquinas desta altura eram movidas a carvão e tornava-se obrigatório que a extração de carvão conseguisse suprir as necessidades da evolução. No entanto, atualmente a extração de carvão trás com ela alguns problemas ambientais.
A importância do carvão
A revolução industrial marcou uma época de desenvolvimento rápido na maquinaria usada, provocando um desenvolvimento nos caminhos de ferro e melhoramento do transporte de mercadorias e passageiros. Estas máquinas eram, na sua maioria movidas a vapor produzido através da combustão de carvão.
Com a evolução das máquinas e o crescimento abruto da indústria automóvel, o carvão e a sua extração passaram para segundo plano dando o primeiro lugar à extração de petróleo. A verdade, é apesar da evolução da indústria automóvel, o carvão ainda é comumente usado para o funcionamento de alguns comboios e fábricas o que nos remete para a questão dos problemas ambientais.
A combustão do carvão e questão ambiental
A questão principal do uso de carvão é o fato de este ser um recurso de origem fóssil, ou seja é um recurso não-renovável. A queima de carvão como combustível, assim como, a de todos os derivados do carbono, gera CO2, o principal gás responsável pelo efeito estufa, responsável pelo aquecimento e por mudanças climáticas globais.
Quando o derivado do carbono é de origem fóssil, como no caso do carvão, petróleo, xisto e gás natural, são lançadas para a atmosfera quantidades de Carbono que estavam imobilizadas, contribuindo para aumentar a quantidade de CO2 no meio ambiente, que apresenta um tempo de vida médio de cerca de 100 anos na atmosfera.
O carvão contém ainda teores elevados de enxofre e a sua combustão provoca o lançamento na atmosfera de dióxido de enxofre, um dos responsáveis pela chuva ácida, com graves problemas de poluição do meio ambiente. No entanto, o enxofre pode ser removido industrialmente.
A legislação ambiental no uso de carvão
Atualmente, a extração do carvão tem como principal objetivo o uso deste nas estações termoeléctricas. Como a combustão do carvão nesta atividade é muito tóxica, esta deverá ser regulada por organismos competentes.
O segundo maior uso do carvão mineral dá-se na redução de minério de ferro para produção de ferro e aço. No entanto, a extração de carvão perdeu grande atividade desde o seu auge na revolução industrial.
Gás através de carvão mineral
Uma das utilizações possíveis da extração de carvão mineral é a obtenção de gás de uso doméstico. Este carvão deriva de combustíveis fósseis e é talvez a utilidade mais limpa do carvão pois é menos poluente.
Existem dois grandes tipos de carvão, o carvão mineral e o vegetal, tendo os dois questões ambientais associadas.
Brenda Letícia says
Alguém sabe qual é o local de extração do carvão alguém sabe me dizer por favor ? Agradeço pela Atenção !!