A pedra é sem dúvida o material de construção mais antigo que vem sendo utilizado pelo homem na sua luta pela sobrevivência e civilização. Produtos de pedra natural como mármore ou granito são frequentemente utilizados em muitos projetos de arquitectura e pela sua elegância adaptam-se a diferentes estilos, épocas e gostos.
Até chegar à fase final o mármore passa por um processo, que vai desde a sua extracção em pedreiras, passando pelo recorte em placas até ao tratamento final e, posteriormente, na decoração. As principais vantagens de utilizar o mármore, para além das questões estéticas são a sua durabilidade, a facilidade de limpeza, de manutenção e restauro.
O que é o mármore?
Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão.
Por este motivo, as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. Esta rocha é, essencialmente explorada para uso na construção civil.
Comercialmente é classificado como mármore, toda a rocha carbonática capaz de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico.
Dessa forma, possui uma variedade de cores e texturas, estruturas que a torna bastante rentável na indústria de rochas ornamentais.
Como é feita a extração de mármore
O processo de extração de mármore, começa nas jazidas, ou seja, reservas naturais de montanhas rochosas, onde são encontradas estas qualidades de pedras no estado natural. O mármore é extraído através de cortes realizados com fios diamantados e ferramental que fatiam as enormes montanhas tirando os em blocos.
Através de maquinarias específicas como os teares com ferramentas diamantadas, as serrarias fatiam esses blocos transformando-os em chapas ou placas. Após todo este processo, as chapas podem ser polidas, flameadas ou apicoadas. Dando assim o primeiro acabamento na peça ainda no seu estado natural. Após polidas, as chapas estão prontas para serem utilizadas para produção de produtos como por exemplo, pias, lavatórios, pisos, escadas, mesas, soleiras, colunas, peitoris, lareiras.
Tipos de acabamentos do mármore
o Polido: feito a partir de lustração. Indicado para áreas internas; tem um aspecto liso e brilhante;
o Bruto: é a superfície de mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como estão no seu estado natural na natureza, são apenas serrados;
o Jateado: acabamento de superfície à base de jato de areia. Sem brilho, é indicado para áreas externas;
o Levigado: é lixado com abrasivos até deixá-lo liso. O seu aspecto é opaco, semi-polido;
o Cristalização: processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito;
o Resinado: feito a partir da aplicação de resina líquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior.
Onde pode ser aplicado o mármore?
O mármore é utilizado especialmente em áreas internas: pavimentos de salas, halls e quartos. Bancadas e revestimentos, incluindo para efeitos nas paredes. Também é muito utilizado em casas-de-banho e áreas sociais, como por exemplo em salas ou cozinhas.
Welida Pereira De Souza says
Tenho uma chácara, que possue mármore. Procuro uma impresa que esteja interessada na extração, para venda ou parceria. Contato 64999440770 Welida.
evandro says
Tenho uma jazida de marmire negro em poço verde se, pra esteair oy vender, 015 79999627390
Beto says
Olá tenho uma Fazenda que possui uma grande quantidade de marmore empresa interecada liga ou Whatsapp 077981325417…..