O planeta
SOS gás natural. Nas últimas décadas temos vindo a assistir a um acelerado desenvolvimento que transformou, e muito, a cara do nosso planeta e que possibilita, por parte dos países mais desenvolvidos, a criação de infra-estruturas e tecnologias competitivas que lhes garantem um crescimento estável e continuado. O reverso do desenvolvimento é, pois, a inimizade com o meio ambiente.
Planeta ameaçado
São várias as ameaças e preocupações ambientais: poluição do ar (buraco na camada de ozono, chuvas ácidas e efeito de estufa), degradação da terra (destruição das florestas, biodiversidade, resíduos sólidos, pesticidas e aumento descontrolado da população em determinadas zonas do planeta), a poluição da água e o rápido esgotamento dos recursos naturais. SOS gás natural.
O que fazer?
A consciência de que as riquezas da terra não são inesgotáveis e de que a totalidade da poluição que se produz, seja ela de que género for, é absorvida pela biosfera gera igualmente a tomada de consciência de que para se poder continuar a usufruir das vantagens do crescimento económico – e do conforto que este oferece – é necessário tomar medidas urgentes para minimizar os seus efeitos nocivos. SOS gás natural.
Gás natural: a energia com, e do, futuro
Energia fóssil, limpa por excelência, o gás natural é extraído directamente da natureza – o que faz com que seja consumido no seu estado de origem sem necessitar de qualquer transformação ou processamento industrial. Esta vantagem, só por si, aliada ao facto de o seu transporte ser realizado através de redes de tubagem enterrada, cuja implantação passa por exigentes e rigorosos estudos de impacte ambiental, faz desta fonte de energia a opção natural face a outras formas energéticas cujo transporte é, geralmente, realizado à superfície.
Esta forma de transporte do gás natural evita os acidentes marítimos, responsáveis pelas marés negras e pela contaminação das águas e ainda os trágicos acidentes de viação que, para além de serem de enorme risco para o ambiente, são, lamentavelmente, responsáveis pela morte de muitas pessoas.
Gás natural ao milímetro
Composto essencialmente por metano, o hidrocarboneto mais leve (CH4), a sua formação provém de um processo de transformação anaeróbia de sedimentos orgânicos sob condições favoráveis de pressão e temperatura ou directamente do magma interno da terra.
O gás natural é, então, extraído de bolsas de gás, ou seja, jazidas naturais subterrâneas cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior. Para além de se encontrarem geograficamente repartidas pelo subsolo dos continentes e oceanos do mundo inteiro, estas bolsas de gás são muito abundantes e permitem fazer face a muitas décadas de consumo – mesmo que este venha a intensificar-se. SOS gás natural.
Comentar