Sabe que quando abastece o seu carro, o combustível usado provém do petróleo, mas sabe como a extração do mesmo se processa? O petróleo é encontrado em bolsas na profundidade da terra e sempre abaixo do fundo do mar. Dado que é um processo de extração um pouco complexo, são necessários 3 passos para que seja possível extrair petróleo. Saiba quais são:
O primeiro passo da extração de petróleo: A localização
Antes de qualquer processo de extração é necessário saber onde se vai localizar. Na extração do petróleo é necessário, primeiro que tudo localizar as chamadas bacias que se encontram no interior da terra. Esta análise é feita pelos geólogos que determinam a probabilidade de existir petróleo num determinado local do interior da terra.
Nesta análise são utilizados instrumentos específicos, tais como:
- Gravímetro. Este instrumento deteta pequenas variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;
- Magnetômetros. Instrumento que mede pequenas mudanças no campo magnético e que podem ser causadas pelo fluxo do petróleo;
- Sniffers. São os chamados narizes eletrônicos que detetam a presença de hidrocarbonetos que estão presentes na constituição do petróleo;
- Sismólogos. Aparelhos que criam ondas de choque que passam pelas rochas e que depois são refletidas para a superfície, permitindo saber se em determinada zona existe ou não petróleo.
A perfuração do solo
Após se saber onde o petróleo se localiza dá-se inicio à perfuração do solo para a sua extração. Faz-se uma marcação através de GPS ou boias se se tratar de uma extração feita no mar. Na terra começa-se a perfuração do primeiro poço e só se avança para os restantes se se confirmar a presença de petróleo. Para além disso, no primeiro poço e antes de se avançar para os restantes faz-se uma análise da qualidade do petróleo afim de se saber se este apresenta viabilidade econômica.
As sondas de perfuração do solo
A perfuração pode atingir profundidades até 6 km e é feita na terra através de sondas de perfuração e no mar através de plataformas marítimas. As torres de perfuração têm normalmente uma broca simples com diamantes industriais ou um conjunto de três brocas interligadas com dentes de aço.
A extração do petróleo: O passo final
A extração do petróleo na terra é encontrado acima da água do mar e abaixo de uma camada gasosa que se encontra a altas pressões. Quando se dá a perfuração do solo, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície devido à diferença de pressão. Quando a pressão diminui é necessário o uso de equipamentos que bombeiam o petróleo até à superfície.
Caso o petróleo seja muito denso pode ser necessário injetar vapor de água aquecido sob pressão através de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor vai diminuir a viscosidade do petróleo e o aumento da pressão vai permitir que o petróleo suba até à superfície.
No caso da extração ocorrer no mar podem ser necessário instrumentos extra para minimizar os efeitos da pressão.
Obrigado pelo aprendizado
Edvaldo Etelvio foi bom aprender com vosco