A revolução industrial impulsionou o uso de carvão, como a lenhite como fonte de energia fundamental para o funcionamento de máquinas. A lenhite é o tipo de carvão mais recente a nível geológico, sendo que a sua extração é utilizada ainda nos dias de hoje.
O que é a lenhite
A lenhite é um dos tipos de carvão existentes e apresenta na sua constituição um elevado teor de carbono, cerca de 70%. Uma vez que a lenhite sofreu uma pressão menor, encontra-se à superfície o que torna a sua extração mais fácil e com menores custos associados.
Quando queimamos lenhite, existe formação de cinza. A lenhite é o único tipo de carvão 100% biológico e fóssil, formado unicamente por matéria orgânica vegetal.
Formas de extração da lenhite
Existem dois tipos possíveis de extração do carvão e da lenhite. A extração pode ser realizada em minas subterrâneas, onde são escavados poços verticais e com profundidade que pode chegar aos 1,5km na terra.
A extração neste tipo de minas é feita em galerias e túneis horizontais que são ramificações feitas a partir do poço principal.
A outra forma de extração de lenhite é a partir de minas a céu aberto. Esta forma de extração de lenhite acontece quando esta se encontra à superfície não sendo necessário escavar poços profundos.
Após a extração a lenhite e restante carvão são transportados através de caminhos de ferro ou grandes navios.
Uso da lenhite
A lenhite é utilizada tanto para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas quanto como matéria-prima para produzir aço e ferro nas siderúrgicas. Os altos-fornos destas indústrias necessitam de lenhite de alta qualidade, com grande concentração de carbono, que faz com que seja um carvão com alto poder de produzir calor e energia – poder calorífero . A partir da lenhite também pode-se obter gás de uso doméstico, assim como, ter utilizações para a indústria química.
Na primeira revolução industrial, a lenhite teve um papel importante durante o século XVIII ao final do XIX. Até o início do século XX, foi responsável pelo movimento de barcos a vapor e outros transportes. O calor resultante da queima de lenhite gera energia mecânica, ou seja, movimento.
Atualmente e devido à grande evolução da industria automobilística, a produção de lenhite deixou de ter tanta importância face à produção de petróleo. No entanto, ainda apresenta utilidade, quer como combustível, como por exemplo para uso de fertilizante na agricultura, pois a lenhite permite um ganho de absorção dos nutrientes presentes no solo.
A lenhite e o ambiente
A utilização de carvão como principal matéria-prima para a produção de energia conduz a graves consequências ambientais. A queima do carvão produz resíduos muito tóxicos, como metais pesados e gases responsáveis pelo efeito de estufa e aquecimento global.
A lenhite ainda é importante, mas não é amiga do ambiente.
Celio says
Como fábrica a lenhite